quinta-feira, 11 de junho de 2015

Inflação em Alta, Projeção para 2015 é quase 8,5%!


Como resultado da política econômica do governo e pela situação econômica do Brasil e do mundo, a inflação medida pelo IPCA chegou a 0,74% no mês de maio, acumulando alta de 8,47% nos últimos 12 meses, maior índice desde 2003.

O Brasil trabalha com um sistema de metas para inflação. Atualmente a meta é 4,5%, sendo aceita uma variação de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em 2015, de janeiro a maio, a alta acumulada é de 5,34%, já indicando que esse ano a inflação estará acima do teto. Segundo o relatório FOCUS do Banco Central, a mediana da expectativa de mercado para a inflação neste ano é de 8,46% e para 2016 e de 5,50%

A inflação medida pelo IPCA é influenciada pelos preços livres e preços administrados. Os preços livres são controlados pelo mercado de acordo com a oferta e demanda. Os preços administrados não são influenciados diretamente pelo mercado, o governo é quem controla esses preços, como acontece com os preços dos combustíveis, das concessionarias de energia e água, por exemplo. A expectativa para os preços administrados para esse ano é alta de 13,94%, o que explica em parte essa alta da inflação.

O responsável pelo acompanhamento e controle da inflação, o Ministro da Fazenda Joaquim Levy, comentou ontem em entrevista ao Jornal Nacional: “A gente tem que trazer a inflação para 4,5%. Uma inflação alta cria incertezas, ela inibe os investimentos além de ser uma forma que em geral as pessoas com menor renda acabam tendo um impacto maior na vida delas do que nas outras”.

Segundo a presidente Dilma: “Preocupam bastante (Índices atuais), porque a inflação é um objetivo que nós temos de derrubar, e derrubar logo. O Brasil não pode conviver com uma taxa alta de inflação. Não pode, e não vai.”

Em momento de inflação alta e baixo crescimento econômico é preciso ter cautela nos projetos e objetivos financeiros que planejamos, o governo mostra preocupação com essa alta pois sabe como a inflação afeta a vida de cada um. Pode ser necessário revermos nossos projetos e decisões.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Monte uma Planilha de Gastos Simples

Como organizar os gastos que fazemos? A maneira mais usual e simples é uma planilha de gastos.

Para organizar nossas finanças precisamos primeiramente conhecer a situação em que estamos e para isso ajuda ter uma planilha que contenha todos os nossos gastos em um determinado mês e todas as entradas de dinheiro para podermos visualizar em que condição estamos.

Esse controle pode ser feito da maneira que melhor nos adaptarmos, sendo uma planilha eletrônica de algum editor Office de sua preferência, algum Gerenciador Financeiro dentre tantos disponíveis na internet ou até no papel mesmo, se você prefere escrever e fazer manualmente.

Indico começar uma planilha própria pois algumas prontas que tem na internet você terá que adaptar as suas condições pois pode ter muitos detalhes e gastos que você não possui. O mesmo pode acontecer com programas de Gerenciador Financeiro. Porém o importante é começar a fazer para ver quanto sobrou no mês ou quanto faltou. Não precisa ser algo muito complicado, o importante é verificar o fluxo de entradas e saídas de dinheiro no mês.

Tente fazer e vá pensando como melhor pode representar seus gastos e quais itens merecem mais destaques. Ao começar a entender suas Finanças e seus gastos você vai ter mais segurança e controle no que gastar e no que comprar. O que pode demorar no começo é esse processo de acertar os itens mais importantes, depois disso todo mês você somente vai atualizar os dados e ver o resultado.

domingo, 7 de junho de 2015

Controle suas Finanças!



Antes de tentar procurar soluções ou idéias inovadoras para melhorar sua condição financeira é necessário saber ou escolher qual o objetivo que se espera alcançar:

  • Comprar um bem?
  • Fazer uma viagem?
  • Melhorar suas condições de aposentadoria?

Em alguns casos não corresponde a nenhuma das alternativas e somente após chegar a uma situação insustentável resolvemos traçar um único e simples objetivo: sair do vermelho, pois depois de algum tempo de descontrole total sobre os gastos percebe-se que não consegue sair da situação em que se encontra.

Entrar no cheque especial e não conseguir liquidar, estar pagando o mínimo do cartão de crédito e a dívida somente aumenta ou não pagar a prestação do carro ou da casa e está desesperado com a possibilidade do banco tomar o bem, essas são situações comuns de pessoas que procuram um auxilio, uma ajuda para tentar melhorar sua condição financeira.

Se você esta em dificuldades o principal é economizar. Claro, se estou devendo tenho que economizar para pagar as dividas. Porém é preciso ir alem de economizar e diminuir as despesas que tenham grande peso no seu orçamento. Pode não ser possível passar vários meses economizando em pequenas coisas para pagar as despesas mensais fixas. É preciso trocar de casa para um aluguel mais barato, vender o carro e comprar um mais barato ou passar a trabalhar de transporte público, esses itens, transporte e habitação representam os maiores gastos no orçamento das famílias.

Assim veja quais itens mais afetam seu orçamento e não tenha medo de cortar mesmo e não somente economizar. Fazendo isso você vai se dar uma folga, terá diminuído seu padrão de vida, porém pode realmente resolver o problema e futuramente começar a pensar em economizar para voltar o que era antes. Melhor tomar esse decisão você mesmo do que chegar ao ponto das suas dividas tomarem a decisão por você.