segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Planilhas para Controle de Finanças Pessoais



        Quem nunca chegou ao fim do mês com contas a pagar e sem saldo para isso? Recebemos o salário, começamos a pagar as contas que estão disponíveis e as faturas que já chegaram, vamos gastando com despesas não planejadas e o dinheiro acaba.
      Acontece também de esquecermos de alguma conta que ainda não chegou ou que deixamos para pagar no final do mês. Isso acontece devido a falta de controle dos gastos e pela falta de um orçamento de quanto teremos de gastos no próximos meses e acabamos não sabendo quanto sobrará no final do mês para podermos usufruir.

       Existem diversas maneiras de controle de gastos, é preciso achar a maneira na qual melhor nos adaptamos para fazer esse controle e para isso exitem diversas planilhas eletrônicas de controle e orçamento para tentar gerenciar sua vida financeira, temos abaixo algumas opções de planilhas encontradas na Web e os destaques de cada uma, além de uma que fiz e utilizo no meu orçamento e disponibilizo para quem quiser testar.

  • Planilha Orçamento Pessoal da BM&FBovespa;



    Planilha com os meses colocados em uma só aba e com as principais fontes de receitas, dividindo as despesas em fixas, variáveis, extras e adicionais. 
    Apresenta também espaço para os investimentos feitos e mostra a porcentagem das despesas e dos investimentos em relação a receita obtida no mês.
  • Planilha de Orçamento Mensal do Beto Veiga;



    Criada pelo Consultor Financeiro Beto Veiga, a planilha divide cada mês em uma aba, é bem detalhada nas despesas e as divide por tipo como moradia, transporte, saúde, dentre outras. Apresenta as porcentagens das despesas em relação a renda e também dos gastos específicos com relação ao grupo de despesas. O diferencial é a possibilidade de colocar os valores previstos e comparar os gastos efetivamente realizados.
  • Planilha de Orçamento e Controle Simples do De$aperto Financeiro



    Planilha simples com a divisão por abas de Despesas Fixas e Variáveis, as compras no cartão de crédito e o Saldo de cada mês. Optei por essa configuração pois basta somente escolher as despesas fixas e incluir os parcelamentos no cartão de credito inicialmente. Exige uma fácil manutenção pois dispõe as despesas variáveis em uma aba separada e pode-se incluir cada gasto individual feito ou colocar somente os valores de um grupo de despesa, por exemplo, especificar alimentação e no valor colocar todos os gastos com restaurantes e merendas no mês.