segunda-feira, 8 de junho de 2015

Monte uma Planilha de Gastos Simples

Como organizar os gastos que fazemos? A maneira mais usual e simples é uma planilha de gastos.

Para organizar nossas finanças precisamos primeiramente conhecer a situação em que estamos e para isso ajuda ter uma planilha que contenha todos os nossos gastos em um determinado mês e todas as entradas de dinheiro para podermos visualizar em que condição estamos.

Esse controle pode ser feito da maneira que melhor nos adaptarmos, sendo uma planilha eletrônica de algum editor Office de sua preferência, algum Gerenciador Financeiro dentre tantos disponíveis na internet ou até no papel mesmo, se você prefere escrever e fazer manualmente.

Indico começar uma planilha própria pois algumas prontas que tem na internet você terá que adaptar as suas condições pois pode ter muitos detalhes e gastos que você não possui. O mesmo pode acontecer com programas de Gerenciador Financeiro. Porém o importante é começar a fazer para ver quanto sobrou no mês ou quanto faltou. Não precisa ser algo muito complicado, o importante é verificar o fluxo de entradas e saídas de dinheiro no mês.

Tente fazer e vá pensando como melhor pode representar seus gastos e quais itens merecem mais destaques. Ao começar a entender suas Finanças e seus gastos você vai ter mais segurança e controle no que gastar e no que comprar. O que pode demorar no começo é esse processo de acertar os itens mais importantes, depois disso todo mês você somente vai atualizar os dados e ver o resultado.

Um comentário: